Este é um texto escrito pelo naturólogo Eduardo Mello para o site Eu Sem Fronteiras. Decidi compartilhar o texto aqui hoje porque fala de um tema importantíssimo para qualquer pessoa, o amor próprio.  Aprendi na minha experiência de vida que grande parte da cura para qualquer male começa com o amor próprio, e que isso nada tem a ver com egoísmo ou vaidade. Trata-se de uma descoberta interna e individual, por isso minha intenção não é tentar impor nada, mas trazer um pouco de inspiração e reflexão. Então confere aí, e deixe seus comentários! 😉

“Hoje resolvi escrever um pouco mais sobre esse cristal que é um dos mais famosos dentre o mundo da Cristaloterapia. O quartzo rosa sempre é muito utilizado por diversas pessoas que estão querendo melhorar suas situações amorosas, estão passando por momentos de tristeza e até mesmo para encontrar um novo amor, além de diversas outras finalidades.

Mas qual será a especialidade do quartzo rosa? Como ele atua? Ele é mesmo o cristal para encontrar um novo parceiro romântico como muitos dizem?

Para iniciar a explicação do quartzo rosa, gostaria apenas de lembrar seus aspectos físicos. Esta variedade de quartzo geralmente é encontrada como pedra bruta ou rolada, seus tons vão desde um rosa esbranquiçado/leitoso até um rosa forte e transparente, que são as pedras de maior qualidade. É interessante lembrar que o quartzo rosa não se cristaliza como o cristal de quartzo, ou seja, NÃO EXISTEM pontas naturais de quartzo rosa, todas são lapidadas. Sempre dou preferência para as pedras brutas, roladas e naturais, evitando as lapidadas.

Agora que já escrevi sobre sua parte física, entremos na parte mais interessante para este artigo, suas características energéticas. 

O quartzo rosa é um cristal que atua principalmente no quarto chakra, o cardíaco, que é um chakra que trabalha, entre outras coisas, os nossos aspectos sentimentais. Trocas amorosas, familiares, sociais que são baseadas no amor sempre se dão no nível deste chakra, isso quer dizer que são relações que nos abrimos internamente para que haja uma verdadeira troca de sentimentos.

Para que possamos estar com a região sentimental e emocional equilibradas, é necessário começar cultivando um bom relacionamento com nós mesmos, isso passa por nos aceitar como somos, seja nos aspectos físicos, seja nas opções profissionais, seja no estilo de vida escolhido. A maneira pela qual a relação entre a personalidade da pessoa e seu interior se dá, exerce um reflexo imediato em toda sua vida. Sendo assim, precisamos sempre olhar para dentro e perguntar: Como está o meu relacionamento comigo mesmo? Como está o meu jardim interno? Está cuidado ou abandonado? 

O quartzo rosa é o maior aliado quando estamos precisando melhorar o nosso cuidado interno, o nosso relacionamento conosco, pois sua palavra chave é AMOR-PRÓPRIO, sem amor-próprio tendemos a projetar as nossas frustrações e fraquezas no mundo externo, não compreendemos que a nossa aridez interna se transforma em uma lente que acaba deixando a vida também árida. Amor-próprio significa olhar para dentro e reconhecer quem você realmente é, dar vazão às suas características, mesmo que não sejam as mais valorizadas pelas pessoas. Amor-próprio significa entender que somos únicos e insubstituíveis dentro de nossos propósitos e missões de vida e que se seguirmos o que o nosso coração manda, sempre estaremos plenos e felizes. Amor-próprio significa lembrar que se continuarmos valorizando apenas o que é de fora e ditado pelo outro, sempre estaremos infelizes, pois nada disso é o que realmente nos preenche.

Precisamos nos amar para amar ao outro, pois ninguém dá o que não tem. Esse cristal NÃO é o cristal para atrair o amor verdadeiro, porém ele vai auxiliar no processo de autovalorização para que a verdadeira luz da pessoa possa brilhar, e apenas assim é possível encontrar o par perfeito. Não vai atrair o amor, vai fazer a pessoa emanar seu próprio amor e isso muda a vida completamente. 

Enfim, esse cristal tão pouco valorizado comercialmente possui uma grande sabedoria, talvez uma das mais elevadas, pois nos lembra que o externo é um reflexo do interno. Se nos tratarmos com amor e criarmos um ambiente interno agradável e amoroso, é isso que iremos atrair em nossas vidas. Valorizemos as nossas características, cada um de nós tem a sua beleza, somos lindos só por existir, lembremos que a diversidade é a tônica da natureza. E deixemos de lado a padronização que tentam nos colocar que é a maior assassina da nossa verdadeira expressão, de nossa felicidade! AME-SE.”

Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/quartzo-rosa-o-cristal-do-amor-proprio/