Se você pensa que custa caro contratar um arquiteto, pense de novo. Se trata de um investimento e não um capricho. Veja abaixo 5 motivos para se contratar um (bom) arquiteto:

1. O arquiteto é um especialista em soluções espaciais, é planejador de ambientes.

Ele pensa em cada mínimo detalhe construtivo, faz um projeto como se estivesse montando um quebra cabeça, de modo que todas as peças possam se encaixar perfeitamente. Estamos falando de ambientes, circulações, iluminação, ventilação, instalações elétricas, hidráulica, ar condicionado, estrutura, etc. Apesar de ele não ser engenheiro, possui conhecimentos técnicos suficientes para saber dispor os espaços de modo a facilitar os outros projetos.

2. O arquiteto sabe interpretar as suas necessidades de forma criativa e transpô-las para o papel.

O arquiteto é um profissional que une técnica, funcionalidade, criatividade e estética. Para fazer ambientes adequados, ele também precisa estudar o ator principal de suas obras: o homem. O arquiteto estuda ergonomia, hábitos e comportamentos, além do impacto psicológico que cada espaço exerce sobre nós. Então ele consegue criar soluções únicas para cada necessidade e objetivo, sempre adequado ao cliente.

3. O projeto arquitetônico evita o gasto financeiro desnecessário.

Pois tudo é planejado com antecedência e a possibilidade de acontecer imprevistos são muito reduzidas. Quando não existe esse planejamento, você acaba gastando mais para solucionar problemas que não previu na hora da obra, são os famosos remendos e jeitinhos, e aí a construção deixa a desejar.

4. Valorização do imóvel.

Esteja certo que o seu imóvel será muito mais valorizado quando projetado por um arquiteto. Gosto muito deste argumento do arquiteto Vilanova Artigas, em um trecho da Carta ao Cliente (para construção de um hospital), São Paulo Julho de 1945:

“Arquitetura, é construção e arte. Arte. Arte não tem livro de regulamento que ensine. Nasce dentro de cada um e desenvolve-se como conjunto de experiências. Procure um homem que possa dar à sua casa de saúde, além das características de um hospital eficiente pelo perfeito planejamento das diversas sessões, um valor artístico indiscutível.

O valor artístico é um valor perene, enorme, inestimável. É um valor sem preço e sem desgaste. Pelo contrário, aumenta com os anos à proporção que os homens se educam para reconhecê-lo. O valor artístico subsiste até nas ruínas. Os anos correm e desgastam o material, enquanto valorizam o espiritual.”

Fonte: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/por-que-contratar-um-arquiteto/

5. O arquiteto existe para facilitar a sua vida.

O arquiteto vai te acompanhar desde a concepção do projeto, traduzindo seus desejos e necessidades que você trouxer a ele (inclusive o que você não falou ou não pensou) para o papel, de forma funcional, criativa e bela. Ele irá fazer a aprovação legal junto à prefeitura, acompanhar a construção, auxiliar na compra de acabamentos, na orientação para escolha de produtos e profissionais, solucionar problemas, entre outros. Os benefícios são muitos.

“Pague pois o que eu pedi. É pouco em relação às vantagens futuras. Ou não pague, e as vantagens serão as mesmas, para a sociedade evidentemente, não para você.” – Vilanova Artigas