Depois de muito tempo pensando e decidindo entre as várias possibilidades de intervenção, escolhendo materiais, revestimentos, louças e metais, depois de até um certo stress pois escolher dentre tantas opções é cansativo… Finalmente você tem em mãos o seu sonho no papel, você está seguro com a escolha que fez e o projeto de arquitetura está pronto.

Agora é o momento de construir. Um dos maiores dilemas com relação a contratação da administração de obra pelo arquiteto é o preço. A grande maioria acaba contratando o projeto e acompanhamento juntos, mas as vezes com aquela dor no bolso, porque normalmente cobramos para gerenciar tudo um valor de 10% da obra (em alguns casos pode chegar entre 15 ou 20%).

[space_20]

Alguns preferem deixar para eles mesmos coordenarem a obra, afinal eles tem tempo e o projeto já está em suas mãos, é só segui-lo. Outros preferem deixar que o próprio engenheiro/mestre de obras se encarregue da construção, é o que eles fazem… não pode ser tão complicado assim.

Mas eu vim aqui mostrar porque contratar a administração de obra pelo arquiteto vale muito mais a pena, inclusive para aqueles que já o fazem mas sentem dor na consciência por causa do valor. Isso talvez possa melhorar consideravelmente o nível de stress nesta etapa.

[space_20]

Então vamos lá!

[space_20]

1º. As vezes o projeto pode ser muito bonito, mas na hora de construir as coisas não ficam tão boas como o planejado e essa é uma das maiores frustações que pode ocorrer. O arquiteto garante a melhor qualidade de execução da obra, afinal aquele projeto também é o seu cartão de visitas.

[space_20]

2º. O arquiteto conhece muito bem o projeto, portanto está atento aos detalhes da execução, fiscalização, para que tudo seja executado corretamente.

[space_20]

3º. O arquiteto costuma ser mais detalhista e cuidadoso que o engenheiro, por exemplo.

[space_20]

4º. Se for necessário alguma mudança ou adaptação, o arquiteto consegue fazer isso com mais facilidade e criatividade sem perder as características do projeto, garantindo um bom resultado.

obra5º. Dá muito trabalho administrar uma obra, pode ser um processo um pouco estressante, e o arquiteto já tem experiência no assunto, conhece a ordem e as etapas de cada serviço, já tem contato com fornecedores e parceiros. São muitos detalhes como: compra de materiais, gerenciamento de entrada e saída de pessoal, fiscalização da execução, gerenciamento de gastos e pagamentos, etc. A menos que já tenha alguma experiência, deixe para o profissional administrar a obra.

[space_20]

6º. Ele está acostumado a lidar e administrar o pessoal da obra, o que nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se a equipe não se conhece muito bem, onde é muito comum acontecer atritos entre os profissionais.

[space_20]

7º. O valor que você paga para o arquiteto parece alto, mas considerando todo o trabalho e cuidado que ele teve, além da garantia da sua tranquilidade e confiança de que tudo vai dar certo, é um investimento que vale a pena!