Feng Shui para CozinhasPosted by on


Depois do quarto, a cozinha é o ambiente mais procurado para aplicar o Feng Shui na casa. Acredito que o principal motivo é porque o fogão está muito associado com o tema prosperidade, e nos dias de hoje quem não está preocupado com a prosperidade?! É bem curioso, porque qualquer coisa que escutamos por aí, sobre colocar o fogão assim ou assado, já bate aquela ansiedade e surge a pergunta “será que o meu está certo?”, mesmo que você venha vivendo uma vida bem confortável ultimamente.

Por isso preparei este artigo, para esclarecer muito dessas dúvidas e te deixar mais tranquilo!

No Feng Shui o conceito de prosperidade vem da ideia de abundancia e fartura, e o dinheiro está incluso nesse pacote, mas é muito mais que isso. Na casa, o elemento que representava mais essa ideia de fartura era o fogão, pois era onde originalmente se preparavam os alimentos para a subsistência da vida.

Então o fogão passou a ser considerado como um elemento sagrado, símbolo da prosperidade, e por isso existem diversas formas de analisar o posicionamento dele para manter uma boa energia, garantir bons alimentos e consequentemente saúde próspera. 

A primeira dica sobre o posicionamento é: procure deixar o fogão em um local protegido dos fluxos diretos de vento e circulação, como portas, corredor e passagem. Normalmente corredores longos e acessos aceleram a velocidade do Qi, assim ele pode chegar até o fogão com muita força e agressividade, prejudicando a energia do mesmo.

Você pode ter um fogão em ilha, mas evite posicionar ele de frente para uma porta por exemplo.

Algumas escolas de Feng Shui dizem que o fogão ao lado (ou na frente) da pia também não é bom, pois o elemento água pode apagar o fogo do fogão. Uma das soluções seria colocar objetos de madeira entre a pia e o fogão, porque no ciclo dos 5 elementos a madeira está entre a água e o fogo e auxilia no fluxo harmônico entre eles.

Wu Xing

Eu particularmente não utilizo essa abordagem, porque não considero essa influencia relevante o suficiente para afetar a sua prosperidade. Lembre-se o fogão é um simbolismo, existem influencias energéticas muito mais categóricas para analisar o potencial de prosperidade de um local, como um mapa de Estrelas Voadoras por exemplo.

Para o Feng Shui Tradicional é mais importante analisar o fogão em dois aspectos: o setor onde ele está (se tem uma configuração energética boa) e a direção cardeal para onde ele está posicionado. Para verificar o setor você precisa fazer um mapa de Estrelas Voadoras, que só dá pra ver na consultoria. E com relação a direção do fogão, você consegue ver você mesmo utilizando uma bússola, e dependendo da sua energia pessoal, é possível identificar como você tende a se comportar em relação ao dinheiro. Então não é bem o quanto de dinheiro você tem, mas sim como você lida com ele. Eu ensino como fazer essa verificação nos meus workshops de introdução ao Feng Shui.

Imagem: Viva Decora – Maria Fernanda Ribeiro

“Colocar um espelho atrás do fogão vai aumentar minha prosperidade?” Essa prática surgiu com a linha do Chapéu Negro, e a ideia de que simbolicamente o espelho multiplicaria as bocas do fogão e assim a sua prosperidade. Mas ela está mais relacionada com um estímulo psicoemocional do que o potencial de prosperidade de fato. Além disso, para isso funcionar você precisa fazer uma ativação magística com o “reforço dos 3 segredos”, através de um mantra de poder e um mudra. São chamadas de “curas transcendentais”. Também não utilizo nenhuma prática nesse sentido, pois não me sinto confortável com trabalhos magísticos.

Outra dúvida super comum para cozinhas é sobre as cores e acabamentos. Talvez a minha resposta agora seja um pouco frustrante para os que desejam uma resposta rápida, mas a verdade é que não existe uma regra geral de cores e acabamentos para a cozinha, porque depende muito do setor energético onde ela está localizada! As vezes a cozinha está em um setor muito sobrecarregado pelo elemento Terra, então temos que introduzir cores e materiais do elemento Metal para equilibra-lo, que seria usar cores mais brancas, cinzas e metálicas. Mas pode acontecer de o elemento predominante na cozinha ser Madeira, então temos que introduzir Fogo, ou seja, cores vermelhas e muita luz. Ah, isso não tem a ver com o Baguá tá?! Estamos falando de Feng Shui Tradicional, então os setores são avaliados conforme o mapa de Estrelas Voadoras, que é traçado com a medição de bússola na casa!

Então a minha dica para os acabamentos é: siga a sua intuição. Pode parecer estranho isso, mas nós também somos feitos de Qi, e muitas vezes intuitivamente conseguimos escolher boas opções para nosso local. Agora para fazer uma análise completa e garantir que sua casa te proporcione as melhores oportunidades, somente com um profissional mesmo!

Compartilhe nas redes sociais!

DicasFeng Shui TradicionalResidencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *