Você já viu aquelas pessoas que trabalham com criatividade, que mantém um espaço todo bagunçado, e sempre que você sugere que a pessoa arrume o lugar, ela diz que a bagunça a ajuda a manter o seu processo criativo? Ou alguém que costuma trabalhar em casa, mas mantém um monte de livros e coisas espalhados pela mesa, e “Ai de quem tentar arrumar”, porque aquela é a “bagunça arrumada”?

Pois bem, estou aqui para falar hoje que criatividade e produtividade não são sinônimos de bagunça!

Em primeiro lugar, todo espaço exerce uma influência visual consciente e inconsciente sobre a gente. A sua mente racional pode estar te dizendo que você consegue focar sua atenção somente no que importa, mas independente da sua vontade, seu subconsciente já registrou tudo que está no ambiente e isso pode estar funcionando como um ruído na sua cabeça. São excessos de informação bloqueando sua concentração e criatividade para o que realmente importa. Já tentou ouvir música na rádio quando há interferência no som? Fica difícil não é? No caso da bagunça funciona mais ou menos do mesmo jeito.

falta de concentração

Segundo o Feng Shui, a bagunça é um ponto de estagnação de energia, então é difícil obter um bom desempenho no meio da energia parada. As coisas precisam fluir para funcionar!

Mas então, o que estimula a criatividade? Criatividade é sinônimo de inspiração! O que o torna mais criativo e produtivo é a inspiração, não a bagunça.

A beleza é uma ótima fonte de inspiração, e para cada pessoa isso pode variar muito, conforme os gostos e preferências. Uma decoração que seja bonita para você pode te ajudar a se sentir inspirado. Olha esse escritório abaixo que legal:

home office

A natureza também é uma das fontes mais belas e eficazes de inspiração. Pode ser muito benéfico ter plantas dentro do ambiente de trabalho, e de preferência com a luz do Sol.  Dar uma volta no parque de vez em quando, na praia ou mesmo em uma rua arborizada pode ajudar a relaxar a mente e obter novas ideias.

Espaço de trabalho do escritório SelgasCano Arquitectos

Espaço de trabalho do escritório SelgasCano Arquitectos

Pratique a observação da natureza, ela tem muito a nos ensinar e inspirar com o seu exemplo!

Outra coisa que estimula a criatividade é o relaxamento. O lado direito do cérebro é a parte responsável pela criatividade, mas nas nossas atividades diárias usamos predominantemente o lado esquerdo, que é o lado racional. Então quando pensamos demais, racionalizamos demais, bloqueamos o fluxo criativo. É por isso que a noite antes de dormir é um dos horários onde mais estamos inspirados, pois estamos cansados física e mentalmente, então relaxamos e a criatividade vem! Alguns escritórios que trabalham na área da criatividade sabem disso, por isso possuem lugares de descanso e relaxamento para os funcionários, aumentando o nível de produtividade.

Veja abaixo alguns exemplos de escritórios legais:

Espaço de trabalho da Lookup, India. Projeto por Bhumiputra Architecture

Espaço de trabalho da Lookup, India. Projeto por Bhumiputra Architecture

Fonte: http://historiasdecasa.com.br/2016/06/07/alma-viajante-decoracao-cap-2-madeira/

Home office com rede para descanso, iluminação natural e plantas. Fonte: http://historiasdecasa.com.br/2016/06/07/alma-viajante-decoracao-cap-2-madeira/

A melhor posição da mesa de trabalho é com as costas protegidas pela parede e com visão da entrada do espaço.

A melhor posição da mesa de trabalho é com as costas protegidas pela parede e com visão da entrada do espaço.

Se não conseguir ficar de frente para a porta de entrada, dê preferência para a posição lateral.

Se não conseguir ficar de frente para a porta de entrada, dê preferência para a posição lateral.

É importante também verificar se o seu local de trabalho está adequado. A iluminação está boa? Sua cadeira e mesa são confortáveis? Você está posicionado de costas para a porta de entrada do ambiente ou de frente para uma parede? Segundo o Feng Shui, essas são posições muito ruins para o trabalho, primeiro porque não temos o controle de quem entra no ambiente e isso nos deixa inseguros, e segundo porque uma parede a nossa frente representa um bloqueio de visão, gerando dificuldades de enxergar além. Nada favorável para a criatividade, não é? Então, se esse for o caso, experimente mudar de posição.

Se você trabalha em casa, existe um local propício para o seu trabalho, ou você costuma usar a mesa de jantar? Caso seja uma coisa muito frequente, considere fazer uma pequena reforma para criar um home office, com certeza isso te ajudará muito e até mesmo te deixará mais disposto para o trabalho!

Dei aqui apenas algumas dicas para melhorar a sua criatividade e produtividade, mas existe uma série de outras coisas que podem ajudar e melhorar a situação. Caso você tenha alguma dúvida sobre isso, me escreva falando sobre o seu caso, que eu vou adorar! Sempre respondo a todos que me escrevem!