Quando se contrata um arquiteto pela primeira vez é muito comum não entender direito como funciona todo o processo de criação e elaboração de um projeto. O que muita gente não sabe é que leva tempo para obter um projeto de arquitetura.

No caso de uma reforma simples de apartamento, por exemplo, demora em média 3 meses para concluir o projeto. Lembrando: o projeto não é a obra ainda!

[space_20]

Mas por que demora tanto tempo assim?

Para entender isso é necessário entender como funciona um projeto de arquitetura e todas as suas etapas:

[space_20]

1º. No primeiro contato o arquiteto fará uma análise do local, e irá coletar todas as necessidades, gostos e expectativas do cliente. Muitas vezes é feito uma pesquisa de personalidade para conseguir desenvolver um estudo mais adequado.

[space_20]

2º. Caso seja necessário o arquiteto irá fazer o levantamento métrico do local e digitaliza-lo para trabalhar em cima da planta baixa existente.

[space_20]

3º. Começa a etapa do Estudo Preliminar, onde serão feitos vários estudos de intervenções, apresentados em forma de desenhos esquemáticos e perspectivas ilustrativas. Nesta etapa acontecem uma série de reuniões com o cliente para definir layout, materiais, acabamentos, etc. Esta etapa é a mais longa e depende muito da decisão do cliente.

[space_20]

4º. Após a definição e a aprovação do cliente, começa a elaboração dos desenhos técnicos que são necessários na obra para a construção. É chamado de Ante Projeto.

[space_20]

5º. Com os desenhos do Ante Projeto em mãos, é possível fazer a solicitação dos projetos complementares necessários, como estrutura, elétrica, hidráulica, ar condicionado, paisagismo, etc. A partir daí é preciso esperar os outros profissionais nos enviarem seus projetos.

[space_20]

6º. Por último, inicia-se a compatibilização dos projetos complementares, gerando finalmente o Projeto Executivo, uma série de desenhos técnicos com medidas, detalhamentos construtivos, descrição dos acabamentos, etc. A entrega dos desenhos executivos marca a finalização do Projeto de Arquitetura.

[space_20]

É importante lembrar que essas etapas podem variar conforme o profissional e a tipologia de projeto. Neste caso, foram descritas as etapas de um projeto simples, de pequeno porte.

É extremamente comum também de a obra começar antes da finalização do Projeto Executivo, quando o cliente tem pressa. Isso não é o ideal, pois a probabilidade de ter que fazer compatibilizações e reparos durante a obra são muito grandes, gerando um custo a mais para o cliente, além de poder comprometer a qualidade da execução.