As Cores no Feng ShuiPosted by on


Hoje vou falar sobre as cores e seus significados, influencias sobre nós e onde elas entram no Feng Shui. Esse é um assunto muito legal, que muita gente gosta, inclusive eu! Primeiramente é importante esclarecer que as cores e os elementos são duas coisas diferentes. As cores estimulam as nossas emoções, atuam no subconsciente, induzindo sensações e comportamentos. Estão mais relacionadas com o bem-estar. Já os elementos entram como uma harmonização para equilibrar o sistema energético, estão mais ligadas com as influencias probabilísticas que um espaço pode ter em nossas vidas. Os elementos possuem cores correspondentes, mas elas atuam nos estímulos do subconsciente, enquanto o material físico do elemento tem mais efeito energético.

Fonte: Casa Vogue Brasil

VERMELHO

Essa cor está relacionada com o elemento Fogo, e é a ÚNICA cor que tem o efeito de elemento na harmonização do Feng Shui. Todas as outras cores tem efeito apenas psicológico.

Psicologicamente, o Vermelho é a cor de mais impacto, é estimulante e excitante, cor do amor e  ódio, da felicidade e do poder, do dinamismo, do perigo, da proteção.

Em equilíbrio pode trazer certo aconchego, mas em excesso provoca agressividade, ansiedade, raiva. Na decoração tem o efeito de comprimir ambientes, para parecerem menor do que são. Em restaurantes é muito usado para estimular o apetite e a conversa.

Fonte: Casa Vogue Brasil

LARANJA

É a mistura de vermelho com amarelo, é a cor da terra e do outono. Está associada com a diversão, recreação, sociabilidade, e também a sexualidade e fertilidade. É uma cor feminina. Na China é a cor da transformação, fica entre o Amarelo (perfeição) e o Vermelho (felicidade e poder). Em um ambiente é uma cor agradável, clareia e aquece, trás  alegria, sem sufocar como o Vermelho faz.

No Feng Shui, dependendo do tom, está associado com o elemento Terra.

Fonte: Casa Vogue Brasil

CINZA

É uma cor difícil de entender, pois não é nem masculino nem feminino, nem quente nem frio, é uma cor vaga, sem caráter, por isso é neutro. Psicologicamente ele remete aos sentimentos sombrios, hostilidade, insensibilidade, passa a impressão de desanimado e triste. Nos ambientes ele é muito utilizado hoje em dia, mas depende muito do tom e da claridade, assim como as cores que estão junto dele. Usado com moderação pode dar uma certa elegância para o ambiente. Mas se for muito pesado e em grande quantidade pode gerar distanciamento emocional, falta de sensibilidade. Junto com o azul é calmante e reflexivo, com o marrom é depressivo, tedioso.

No Feng Shui o Cinza está associado com o elemento Metal, ele inspira mais concentração, sobriedade, foco, organização.

Imagem retirada do Pinterest.

AMARELO

É uma cor primária e não pode ser obtida pela mistura de outras, sendo a cor mais clara de todas. Simboliza a luz, o sol, o ouro, o otimismo, a iluminação. Mas também alguns tons de amarelo mais “sujos”  inspiram irritação, medo, doenças, covardia, inveja.

Ele estimula o intelecto e a inspiração mental, sendo boa para usar em pequenas quantidades em locais de estudo. Nos quartos, tons mais claros trazem alegria e jovialidade. Sempre cuidado com excessos e tons muito fortes, porque podem causar esgotamento mental.

Na China o Amarelo Dourado é considerado a cor ideal, a cor dos imperadores. No Feng Shui essa cor está relacionada com o elemento Terra, é a cor mais Yang de todas. Já o Dourado está relacionado com o elemento Metal.

Herzog Bar – Munique, Alemanha

DOURADO

Está associado com a ideia de valor, fortuna, brilho, sucesso, nobreza. Quando pensamos em dourado logo vem a nossa mente o Ouro, e tudo que ele representa. Por isso ele está associado ao elemento Metal no Feng Shui, tudo que foi transformado pelo homem e adquiriu valor.

Essa cor também simboliza felicidade, sorte, bem aventurança, virtude, transformação, o ideal e sublime, pureza. É a cor da durabilidade.

Elementos nessa cor na decoração transmitem uma ideia de refinamento, quando em pequenas quantidades. Quando exagerados podem transmitir negativamente a ostentação e distanciamento.

Fonte: Casa Vogue Brasil

PRATA

Assim como o Dourado, remete ao metal precioso por isso passa a ideia de valor. Mas o Prata é mais discreto que o Dourado, sendo mais elegante, singular, original. Ele não tem necessidade de se exibir, não é pomposo, e não ofusca as outras cores, pelo contrário, ele realça as cores que o acompanham por causa do seu brilho espelhado.

Também é uma cor que representa a modernidade, tecnologia, velocidade, o trabalho intelectual, a mente clara e límpida. Está associado com a lua e o feminino, enquanto o Dourado ao sol e o masculino. É uma cor distante e fria.

No Feng Shui o Prata também é usado como uma representação do elemento Metal, embora o Dourado seja preferencial.

Fonte: Houzz.com

ROSA

É a mistura entre vermelho e branco. Essa cor simboliza a sensibilidade, amabilidade, cortesia, gentileza, carinho, suavidade, charme, juventude, romance. O rosa desperta sentimentos positivos, é a cor do deleite, doce e suave. Também simboliza os sonhos, otimismo, utopismo. Junto do branco ele representa pureza e inocência, junto do preto, cinza ou prata representa refinamento.

No Feng Shui essa cor não está associada a nenhum elemento específico, a não ser os tons fortes que se aproximam mais do vermelho, que estão relacionados com o Fogo. No geral é uma cor neutra e positiva.

Imagem retirada do Pinterest.

VIOLETA

É uma cor ambivalente, é a união do vermelho com o azul, masculino e feminino, que e frio. Representa o poder, a espiritualidade, a teologia, humildade, magia, fé, superstição. Mas também a vaidade e os pecados. É uma cor que liga sensualidade à espiritualidade, sentimento e intelecto, amor e abstinência.

Ultra Violet foi eleita a cor do ano de 2018 pela Pantone, mas é uma cor bastante ousada e singular, não vemos tantos exemplos dessa cor na decoração, sendo mais presente em detalhes. Quando o tom é mais claro e se aproxima do lilás e azul, pode trazer mais relaxamento. Quando for mais forte e escuro, próximo do vermelho, mais energia ousadia e singularidade. O roxo também inspira um ar mais vintage na decoração.

No Feng Shui essa cor não está associada a nenhum elemento, mas dependendo do tom pode ser mais Fogo (vermelho) ou Água (azul).

Fonte: Casa Vogue Brasil

AZUL

É a cor que mais agrada às pessoas. Inspira simpatia, harmonia, amizade, confiança, fidelidade, honra, divindade, sagrado, altos valores. É uma cor fria e distante, a cor da inteligência, introversão, mas também do orgulho.

Em ambientes, o azul tem efeito calmante, de parecer maior e ser refrescante. Não é recomendável usar essa cor em lugares pouco iluminados, porque pode se tornar muito frio.

No Feng Shui essa cor representa o elemento Água, sobretudo os tons mais escuros, porque ela simboliza a profundidade das águas, a interiorização, inspiração, reflexão, assim como a comunicação e o intelecto.

Imagem retirada do Pinterest.

VERDE

É a cor da natureza e de tudo que é natural. Simboliza a primavera, o crescimento, a saúde, vida, fertilidade, esperança. É uma cor que acalma porque transmite segurança. É agradável, harmônico, diplomático, tranquilizador, fresco. Fica entre o vermelho e o azul, o masculino e o feminino, o quente e o frio. Por isso sua temperatura é ideal, é uma cor neutra e que agrada a todos. No entanto também é a cor do veneno e da raiva, o Hulk é verde… rs! Ele varia muito de efeito dependendo da cor que o acompanha.

No Feng Shui essa cor está relacionada com o elemento Madeira, inspira criatividade, espontaneidade, renovação, cura.

Fonte: Casa Vogue Brasil

MARROM

Quando pensado sozinho, é a cor mais rejeitada dentre todas, porque simboliza o sujo, feio, vulgar, desagradável, mal amado, preguiça, burrice. É tudo que está definhando, murchando. É a cor do outono.

Mas curiosamente é uma cor muito apreciada para a decoração de interiores e moda. É a cor dos materiais rústicos, a madeira, o couro, o algodão. É uma cor cálida sem ser quente, dá a impressão de reduzir os espaços, trazendo segurança e aconchego. O Marrom é uma cor que não se destaca e tem o poder de apagar as cores que o acompanham. Ele funciona especialmente bem com cores alegres e claras, mas com cores mais escuras, como o preto, tem um efeito muito sombrio.

No Feng Shui essa cor está associada ao elemento Terra, mas lembre-se que é a cor marrom e tons terrosos, e não materiais como a madeira que já funciona como elemento!

Fonte: Casa Vogue Brasil

CINZA

É uma cor difícil de entender, pois não é nem masculino nem feminino, nem quente nem frio, é uma cor vaga, sem caráter, por isso é neutro. Psicologicamente ele remete aos sentimentos sombrios, hostilidade, insensibilidade, passa a impressão de desanimado e triste. Nos ambientes ele é muito utilizado hoje em dia, mas depende muito do tom e da claridade, assim como as cores que estão junto dele. Usado com moderação pode dar uma certa elegância para o ambiente. Mas se for muito pesado e em grande quantidade pode gerar distanciamento emocional, falta de sensibilidade. Junto com o azul é calmante e reflexivo, com o marrom é depressivo, tedioso.

No Feng Shui o Cinza está associado com o elemento Metal, ele inspira mais concentração, sobriedade, foco, organização.

Fonte: French by Design

BRANCO

Simboliza a perfeição, o início, a ressureição, o bem, a paz, pureza e inocência. É uma cor feminina, nobre, positiva, tem um caráter tranquilo e passivo, por isso é uma cor que não tem força. É a cor do silencio. No entanto a perfeição do branco gera distanciamento.

Em ambientes muito brancos a sensação é de apatia. Mas o branco misturado com outras cores traz claridade e leveza, por isso é tão utilizado na decoração de interiores. O design minimalista utiliza majoritariamente o branco para mostrar apenas o que é essencial.

No Feng Shui, o Branco é uma cor neutra, pois ele está muito presente em todos os lugares. Mas em alguns momentos também pode estar associado com o elemento Metal.

Fonte: Casa Vogue Brasil

PRETO 

Por último, nenhuma outra cor finaliza melhor este artigo que o PRETO, já que é a cor do fim. Ele simboliza o poder, a violência e a morte, o luto, a negação, a elegância, mistério, magia, introversão. É a cor favorita dos jovens.

O preto tem o poder de destacar e tornar luminoso todas as cores que o acompanham, mas psicologicamente ele transforma todos os significados positivos em negativos. Vermelho é amor, mas junto do preto é ódio. Apesar disso ele é uma cor essencial na moda, pois é uma cor que combina com todas as outras e fica bem em todos os tons de pele.

No Feng Shui essa cor está associada ao elemento Água, pois inspira profundidade, introversão, interiorização. Mas é importante usá-lo com sabedoria e moderação, pois ele pode ser depressivo e sombrio.

Referência bibliográfica: A Psicologia das Cores – Eva Heller

 

Compartilhe nas redes sociais!

5 ElementosFeng Shui Tradicional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *